quinta-feira, 29 de abril de 2010




Nova sequência

Renova-se a folhagem, regenera-se a vontade, o desejo e a inevitabilidade cíclica de recomeçar.
Assim a natureza, assim a vida. Chega o tempo, reinicia-se o ciclo, do frio da inércia, do gelo do Inverno, da esperança da Primavera, do verde esperança até ao esplendor glorioso do quente Verão, do governador supremo, do tempo do fruto. Depois, volta o castanho, em tons nostálgicos depois da euforia da fruta, chega o cinzento do frio. Sempre há no entanto um sopro de quente, uma lareira com um fogo de esperança. Fecha-se o ciclo, há-de começar outro.

domingo, 25 de abril de 2010

Festa do São Marcos






Cumpriu-se a tradição no dia 25 de Abril, em Pedome festejou-se o padroeiro, São Marcos. Desta vez todos deram uma mãozinha para que as coisas corressem bem, São Pedro incluído, que nos presenteou com um dia magnífico.
Foi muito bonito ver uma igreja repleta de cravos vermelhos, perfeitamente preparada para a festa pela Srª Judite.
A mordoma, a Srª Felicidade, a nossa tia Becidade, pôs toda a sua juventude na preparação da festa, com um esplendoroso andor que encheu a procissão.
Após a Eucaristia celebrada a preceito pelo Sr. Padre Ricardo, deu-se a volta à capela com o andor, firme e decididamente transportado por vigorosas pedomenses, numa procissão que a todos ficará na retina.
E, foi bom, muito bom ver tanta gente em Pedome, desta vez os papeis inverteram-se, e foram os de fora a visitar-nos. E amigos, muitos amigos. Uma em especial que há muito tempo não via e aqui recordo: A Manuela Almeida.
Fica aqui para todos um pequeno recorte do que foi a festa do nosso padroeiro.
Infelizmente, nem só de alegrias foi feito este fim-de-semana, mas centremo-nos nestas, pois só delas é este espaço.

quinta-feira, 22 de abril de 2010




São Marcos


Marcos, ou João Marcos, era filho de Maria e vivia em Jerusalém. Era primo de Barnabé, conforme os relatos bíblicos (Colossenses 4,10b). Este seria hebreu por origem, nascido provavelmente fora da Palestina e de família abastada. Na sua vida houve a presença marcante de São Pedro, que o tratava como seu filho (1 Pedro 5, 13) e certamente o auxiliou na escrita do Evangelho, pois Marcos era tratado como intérprete de Pedro e, nas suas peregrinações, a literatura era parte constante de seu quotidiano. Escreveu o Evangelho por volta dos anos 60/70, sendo esse o mais antigo dos quatro. Além de Pedro, outro grande companheiro de Marcos foi São Paulo, cuja amizade lhe renderia bons frutos. Conta-nos a tradição que, depois das missões em Chipre e Roma, foi para a Alexandria onde foi martirizado em 74. Em seus próprios escritos temos a narração de seu martírio, pois no dia 24 de Abril foi arrastado por pagãos pelas ruas da Alexandria, com cordas amarradas ao pescoço. No dia seguinte, foi jogado ao cárcere não suportando às torturas e vindo a morrer. (origem do texto, internet)



No próximo dia 25 de Abril, festeja-se o dia do nosso padroeiro, São Marcos. Ainda me lembro de tempos de outrora em que a imagem do santo era levada em extensa romaria pela estrada fora, até às Almas, regressando depois de novo à igreja. Em alturas de tempo instável como costuma ser o fim de Abril, por vezes apanhavam-se umas molhas valentes.

Desta ou de outra forma, o que é verdade é que a devoção, a crença e o amor ao nosso santo padroeiro foram sempre os mesmos, enormes.

sábado, 17 de abril de 2010



Passeando de Lamborghini

A grandiosidade de um passeio tem muito a ver com as expectativas criadas. Assim, passear de Lamborghini poderá ter um determinado valor se for efectuado em Varese, na Lombardia, Tuscânia ou até em Paris, Londres ou na Califórnia.
Mas o que é isto comparado com um passeio nessa bomba inventada pelos italianos, em plenos caminhos de Pedome?
Tudo isto em 4x4 e com ventilação natural. Tem destas coisas maravilhosas a vida. Tudo é relativo e sempre dependente do valor que se lhe dá.

terça-feira, 13 de abril de 2010




Desportivo na final

Como já se previa, o Desportivo lá estará presente na final, ele e nós que continuamos a acreditar que vencer o Rio Ave vai ser possível. Se não for o Rio Ave, melhor ainda, será ainda mais deliciosa a vitória.
Desta vez nem os detractores do costume que até acham que terceiros, nem que sejam árbritros, poderão ajudar os transmontanos, imagine-se...foi limpinho, sem espinhas. Nem sequer era preciso ganhar, mas teve que ser assim.
Fica-me no entanto uma dúvida: porque será tão dificil ganhar na segunda liga? Não interessa agora, o momento é de festa.
É de Chaves é de Chaves. Força.

quinta-feira, 8 de abril de 2010



Depois da Páscoa


Depois da invernia pascal, parece que a envergonhada primavera começa a despontar.
Ao frio, vento e muita chuva em fim de semana alargado, sucedem-se agora dias de sol e calor.
Chega a altura, tardia, de preparar as novas colheitas, nesta cíclica vida sucedem-se também as emoções. É tempo de dias grandes, de novas atitudes.

sábado, 3 de abril de 2010


Páscoa

Uma boa Páscoa para todos, na companhia de uma boa fatia de folar, se for caso disso.