segunda-feira, 31 de maio de 2010

Termina Maio

Termina Maio, antigamente associado a dias de fome, em que a colheita do ano já se tinha extinguido completamente e a próxima ainda estava distante. Dias longos, de sol e de trabalho intenso. Entra Junho, volta a esperança e recomeça o ciclo.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Final de aulas com a presença da prof. Bruna Real

Finalmente há um transmontano mediático digno de louvor. Depois dos tristemente famosos transmontanos que rumaram a Lisboa e que à frente de autarquias, clubes de futebol e outras politiquices se promoveram, eis que chega alguém que nem precisa de sair de Trás-os-Montes para ser falada por toda a gente. Basta empenhar-se de Corpo e alma e zás, aí vai ela.

Força Bruna, Pedome está contigo, pelo menos este blogue. Leiam abaixo, está uma delícia.

Volta ao contacto com os estudantes

Mirandela

Professora da Playboy estrela de festa universitária


É talvez a professora mais mediática deste país e, depois de se ter remetido ao silêncio por causa das polémicas fotos da Playboy e de ter sido afastada da escola, resolveu entrar no circuito das «presenças» em discotecas, precisamente num evento relacionado com actividades lectivas. Esta quinta-feira, Bruna Real, a professora de Mirandela, é cabeça de cartaz da festa de final de aulas que se realiza na discoteca Andrómeda, em Vila Real.

«Como estamos numa cidade universitária, achámos que fazia sentido convidar uma professora mediática para a festa de final de aulas», explicou ao tvi24.pt Alberto Cabral, gerente da discoteca.

«Ela vai chegar por volta das 1:30 ou 2:00 e fica por duas horas na festa. Vai falar com as pessoas e com a comunicação social», adiantou.

O responsável explica que o cartaz, que está já espalhado por toda a cidade, e inclusive junto dos universitários, está a gerar curiosidade. «As pessoas mandam e-mails para perguntar se é mesmo verdade que ela vai cá estar. Acho que a festa vai ter uma grande adesão».

A curiosidade que o cartaz gerou explica-se pela grande polémica que o caso tem gerado em todo o país, mas também pela foto escolhida para o ilustrar. O responsável da discoteca adianta que tanto a professora como o agente que agora a representa viram cartaz antes de este ser divulgaram e ambos o aprovaram.

Alberto Cabral explica que conhece familiares da professora e que a própria Bruna Real era cliente da discoteca. «Eu liguei-lhe a perguntar se ela queria cá vir, fiz-lhe uma proposta e pediu-me para pensar e depois aceitou. Na altura não tinha agente, mas agora já contratou um», conta. Além desta presença, Bruna Real agendou mais duas para discotecas do grupo em Cabeceiras de Basto e Macedo de Cavaleiros para os dias 29 de Maio e 5 de Junho.

Sobre os valores que envolvem esta presença, o gerente prefere não falar, dizendo apenas: «É menos do que a Merche [Romero], por exemplo. É na ordem do que recebem o Angélico e o Dzrt», adianta, explicando depois que não são valores muito altos.

Sara Marques in IOL, 2010-05-28

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Do alto da escada da antiga casa de seus pais, fui encontrar ao final de uma tarde de calor tórrido, a Ana Joaquina. Disse-me que ali ia todos os dias e eu prometi-lhe que punha o mundo a seus pés. Poderei não conseguir cumprir a minha promessa a 100 %, mas na verdade, alguns pelo menos, os porei a olhar de frente, como é o seu caso.
Obrigado Ana, saúde sempre.

sábado, 22 de maio de 2010

Azeite de Valpaços




Encontrei esta notícia numa publicação digital que enche de orgulho todos aqueles que pertencem ao concelho de Valpaços:

Azeite de Trás-os-Montes DOP (Denominação de Origem Protegida) continua a somar prémios. Desta vez, num concurso nacional realizado na Feira Olivomoura, na capital do Azeite Alentejano, em Moura.
Mais um motivo de orgulho para a Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (AOTAD).

O presidente refere que é mais um reconhecimento do esforço que tem sido realizado pelos produtores regionais para melhorarem a qualidade do seu azeite.

“É também uma lição para o que tem acontecido nos últimos tempos. É preciso entender que em Portugal produz-se do melhor azeite do Mundo. Em Trás-os-Montes e no Alentejo. E a capacidade de produção só pode crescer apostando na qualidade”, diz.

António Branco espera que com a sucessão de prémios nacionais e internacionais que o Azeite de Trás-os-Montes tem ganho, faça com que os governantes finalmente despertem para esta realidade, e comecem a valorizar o que de bom este país tem ao nível dos produtos regionais.

“A verdade é que estes produtores estão a garantir uma qualidade no mercado e uma visibilidade ao azeite de Trás-os-Montes e que, com isso, aumente o preço”, diz, porque “o azeite que está a ser comercializado não tem esta qualidade”.

E, mais uma vez o Associativismo. Para o presidente da AOTAD só com o agrupamento de produtores será possível marcar presença e valorizar o Azeite cá dentro, mas principalmente lá fora, nos mercados internacionais.

“É precisamente criar condições para uma internacionalização estratégica dentro da fileira. Não temos interesse em vender azeite em grandes quantidades. Queremos é vender azeite de qualidade e a bom preço”, sublinha.

No Concurso Nacional de Azeite Virgem da Olivomoura, na categoria de Azeite Virgem Extra DOP, a Medalha de ouro foi para a Quinta Vale do Conde, a Medalha de Prata para a Cooperativa dos Olivicultores de Valpaços, e a Medalha de Bronze para a Casa Agrícola Roboredo Madeira.

Na categoria de Azeite Virgem Extra, no Modo de Produção Biológico, a Medalha de Ouro foi atribuída à Casa Agrícola Roboredo Madeira, a Medalha de Prata coube à Cooperativa dos Olivicultores de Valpaços.

Na categoria de Azeite Virgem Extra, a Medalha de Prata foi para a Cooperativa dos Olivicultores de Valpaços.

Brigantia, 2010-05-21

quinta-feira, 20 de maio de 2010


Desta vez viro-me para o lado de cima da estrada. Ao cimo, pintada de branco está a casa da Srª Helena e à esquerda no início, o famosíssimo palheiro (o nome nem sei porque é este).
Este caminho segue depois pelo cimo das vinhas até ao Carreirão ou melhor, seguia, porque lamentavelmente hoje já não se consegue passar tanto é o mato que cresceu nas imediações e no próprio caminho.
Aqui vai o meu pedido de ajuda à junta de freguesia ou algum leitor deste humilde espaço que por nós interceda junto de quem possa fazer algo para corrigir este lapso.

domingo, 16 de maio de 2010

Os heróis caem de pé

Acabou-se o sonho, a esperança, caiu por terra a bandeira que mais nos uniu nos últimos tempos. Nas últimas semanas todos fomos dela porta-estandartes, a todos nos orgulhou o David que com armas desiguais e até com humilhantes desaires à mistura, nos ia mantendo orgulhosos do clube que sempre representou a região.
E foram heróis, no fim caíram de pé, sem estrondo e até com orgulho. Saímos tristes, claro, não é porque todos os nossos juntos, ganham muito menos do que só um dos deles, que ficaríamos consolados. Tristes, porque é triste que Trás-os-Montes já não tem uma equipa nem na liga de Honra e até a nossa honra se desmoraliza quando não se adivinha um futuro muito risonho para a região que nos fez homens e mulheres para engrossar as fileiras dos subúrbios do mundo.
A eles, esses bravos e acompanhantes fica no entanto o meu louvor, e o contentamento de que foi um jogador do Desportivo, o único a marcar um golo português no final da taça nos últimos cinco anos. Antes do Clemente, um açoriano, tinha sido um transmontano, Simão Sabrosa.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Fiquei muito feliz quando descobri a mensagem do João Gaiteiro no post do dia do Pai.
Um comentário cheio de emoção, amor pela terra e muita saudade. Pois bem vindo seja o João que já é avô, os meus parabéns, e todo o resto da família. Aqui fica a banda de música, de Murça, para o receber. Os foguetes, claro, ficam a cargo dele, até porque fazem parte da tradição familiar.
Lembro-me bem do tempo em que o martirizava quando o via com a motorizada: João, dá-me uma volta. Lembras-te?
Um grande abraço para ti João. Felicidades para toda a família.

terça-feira, 11 de maio de 2010


Desta vez viro-me para o outro lado. Para o lado por onde os pedomenses partem, para ocidente como o sol.
Desse lado, do outro lado do rio, a meio da encosta, está Tronco. Todos temos de lá amigos, conhecidos, histórias boas e outras menos agradáveis. Recordações da famosa festa de Tronco, de tardes passadas na Pulga e em Lamadeiras nas intermináveis sestas de Verão e até das corridas em direcção a Pedome, depois de alguma desavença juvenil com os locais. Ou então o regresso do arraial a altas horas da noite com visões de vilões e extra-terrestres.
Todos temos as nossas ligações a Tronco.

domingo, 9 de maio de 2010

Parabéns


Com a devida vénia. Feitas as contas, mereceram, foram de facto os melhores. E como a maior parte dos amigos deste bolgue são benfiquistas, por muito que me custe, cá fica a homenagem.
Para o ano há mais...

terça-feira, 4 de maio de 2010



Quando bebemos um copo com um amigo, nos dias grandes de Primavera, à porta de casa, na cavaqueira e se o néctar é bom, como é o caso, haverá alguma coisa que falta? Sempre há, é verdade, mas isto, não tem preço, não há nada que o pague.
O vinho era do Paulo, excelente colheita a deste ano, cor, corpo e paladar. Uma maravilha.

sábado, 1 de maio de 2010

100% Pedome

100% Pedome - A Farmville Real




Caros amigos, vamos testar o vosso índice pedomense, a vossa vontade para combater o que parece ser a inevitabilidade do fim de Pedome.
Assim, proponho-vos uma lista de produtos genuinamente pedomenses, produzidos em Pedome com mão-de-obra local e recursos puramente transmontanos e algumas actividades a acompanhar.
Para além de ouvir a vossa opinião, seria um gesto muito apreciado ter desde já candidatos à compra dos produtos abaixo referidos, sendo que a maior parte deles não existem no mercado e alguns deles nem o nome faz parte do dicionário português.
Então, ainda não se candidatou???

Produtos tradicionais de porco:

Alheiras
Linguiças
Chouriças de bofe
Chouriços de pão
Salpicão
Presunto
Rojões
Orelha e rabo fumado
Chisquetes
Costelas
Bucha

Outros:

Cebola
Cornipos
Tomate
Aguardente
Aguardente com sabor a menta
Vagens
Palhada
Vinho
Espigas
Cabaças
Gerimum
Courgetes
Cabaçotes
Figos secos
Nozes
Castanhas
Pimentos finos (único e exclusivo)
Couves galegas
Couve penca (portuguesa)
Maçãs verdes (todo o ano)
Batata
Niscarros
Cardielas
Rocas
Ervilhas
Favas
Uvas
Espigos
Grelos

Actividades:

Passeios de EFS Zundapp e de Lamborghini 4x4;

Passeio de burro;

Caminhadas com guia pelos percursos de Pedome: Fraga Ventosa, Lamadeiras, Antas e Fraga Rachada.

Estas actividades, pelo radicalismo que encerram têm que ser reservadas com a antecedência mínima de três semanas.


Qualquer esclarecimento deve ser pedido para armandosenaalves@gmail.com