terça-feira, 23 de agosto de 2011

Semana de incêndios


Já se sabe, é fatal como o destino, esta é desde há décadas a semana dos incêndios em Pedome. E, como já se prognosticava no fim-de-semana passado, à sombra da parreira, à volta do branco que deixou alguns às voltas, no auge das festas de Nozelos e Tronco, eis que lá vem o mais que previsto incêndio. Dois desta vez. É assim, têm semana marcada os incêndios em Pedome.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Torneio de Sueca


Fica aqui uma excelente sugestão para um próximo torneio de Sueca ou de outra actividade lúdica qualquer, que se venha a fazer. Na impossibilidade de ter como prémio uma Sueca, ficam como alternativas as constantes do cardápio acima.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Fim-de-semana das festas


Este era e ainda assim se mantém, o fim-de-semana das festas, por excelência.
Havia festas para todos os gostos e nos mais diversos locais.
Recordo, pela proximidade, Lampaça, Bobadela e Santa Cruz da Castanheira. Todas de arromba, claro, senão não seriam festas.
Quando o dia 15 de Agosto se aproximava do 3º domingo, aí havia ainda a festa de Tronco. Sim, a magestosa festa de Tronco que coincidia com a festa dos emigrantes de Lebução. Ufff, isso é que dificultava a escolha...
Divirtam-se pois.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

À volta dos cornipos


Afinal a iguaria não é exclusiva dos transmontanos.
Eu, que nunca na minha vida tinha visto à venda em locais públicos as vagens do feijão frade, vulgo cornipos em Pedome, eis que me deparo com esta caixa num hipermercado da cadeia Intermarché em pleno Baixo Alentejo.
E eu que já adorava as maravilhas gastronómicas destas gentes, fiquei ainda mais fascinado.