sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A banda - Arruada em Pedome

Embora um pouco tardio, pois a festa de agosto já foi há mais de um mês, fica aqui o atalho para um vídeo feito pelo Zeca, da arruada da banda de música em Pedome.
Esta volta pela aldeia, feita ao início da manhã, foi sempre um dos momentos altos da festa da Nossa Senhora dos Remédios.
Divirtam-se,

http://www.youtube.com/watch?v=MrZRzcjPBuc


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O primeiro Pedomense, por Zeca Soares

Os registos com menos de 100 anos encontram-se nas Conservatórias do Registo Civil de Valpaços, enquanto os mais antigos até 1750 acham-se no Arquivo Distrital de Vila Real.

Sabendo que a obrigatoriedade dos registos data de 1563, e que numerosas paróquias já os praticavam anteriormente, onde estão os registos desses anos todos ?
Ouvi dizer que certas igrejas guardaram os documentos ou estão na posse da Diocese de Vila Real da qual depende hoje a nossa freguesia, desde 1922 .

Expus esta dúvida ao Arquivo de Vila Real, eis a resposta à minha pergunta :

Ex.mo Senhor,
Em resposta ao solicitado informo que este Arquivo Distrital disponibiliza no seu sítio WEB (WWW.advrl.org.pt), toda a documentação da paróquia de Lebução, entre os anos de 1749 e 1903, para leitura "online".
Com os melhores cumprimentos.
Paulo Mesquita Guimarães
Diretor


Em todo o caso exponho aqui, como já tinha dito no meu anterior post, este primeiro Pedomense nascido em 1769 com uma letra perfeita. Encontrei outro com mais uns anitos mas a escritura era pouco visível...


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Bastardo (Ruço)



Quem ler só o título deste post, poderá pensar que o texto se trata de algum filho ilegítimo de um português e alguém de leste. Nada de mais errado. Trata-se apenas de uma casta muito típica por Pedome, o Bastardo Ruço. Uns são filhos, outros enteados e outros bastardos, nesta caso ruço, pois existe também o bastardo legítimo, que é preto. Parece um contrassenso, mas não, as uvas provêm sempre de progenitoras castas, por isso os bastardos são tão legítimos como os outros.
Estas uvas, para além de terem um sabor excelente, são ricas em açúcar, quando maduras, sendo o vinho proveniente delas, de alto teor alcoólico.
Esta está a pedir que a cortem.